domingo, 22 de março de 2009



Recebi este e-mail e gostaria de passar o fim de semana com esta mensagem,

acreditando não só na veracidade da informação, mas também que os blogueiros possam usar seus veículos também nos fins de colaborar com a sociedade e a vida!


PRECISAMOS DE SANGUE!!!

Para GIOVANA OLIVEIRA BOMBA

Tem apenas 2 aninhos e foi internada no Hospital Evangélico de Londrina para tratamento de Leucemia Mielóide, muito rara para acontecer nessa idade, mas nem tudo é possivel de se evitar nesta vida.

A doação é rápida, gratuita e fornecem atestado médico para quem for doar.

No momento solicitamos um doador de sangue, por se tratar de um sangue muito raro e apenas uma pessoa que não se encontra mais no brasil fez a doação, estamos desesperados a procura de um doador, motivo este que através da net nossa rede de amigos seja possivel alcançar alguem, ja que as doações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil.

Peço aqueles que possam fazer essa doação, que compareçam a qualquer hospital que recolhe doações, e informe que é para a doação em nome de GIOVANA OLIVEIRA BOMBA / Para o Hospital Evangélico de Londrina / PR.

O sangue para doação é Tipo B + (positivo) feno Tipo "e" minúsculo ( - ) (negativo).

Caso queiram ligar o Fone do quarto é (43) 3378-1527 (Mãe Lilian).

À aqueles que não tem o sangue compativel ou por qualquer outro motivo não possam doar, peços-lhes que orem porque ela tem dois irmãos e tera que se submeter ao transplante de medula. onde a compatibilidade é fundamental.

Por favor pessoal divulguem ao máximo de pessoas que puderem, ajudem uma menininha que está apenas começando a viver, mais com muita vontade de lutar. pois a um mes ja se iniciaram os tratamentos com quimioterapia.

Conto com quem puder colaborar!!!

Que Deus esteja com todos vocês, sempre. Muito obrigado!

sábado, 14 de março de 2009

COVARDIA DO PREFEITO DE CAMBÉ

Blogueiros: não podemos permanecer calados diante da mordaça que um dos candidatos a Prefeito está tentando nos impor via justiça. A intimação (da qual ainda não fui citado) impede 04 blogs de divulgar os resultados da última pesquisa e seus respectivos comentários, mas não nos impede de nos posicionarmos diante de tanta brutalidade para impedir que as informações cheguem aos ouvidos dos nossos leitores. Portanto, blogueiros de toda Londrina, de todo Paraná e todo Brasil, uni-vos e não deixeis com que eles nos massacrem, nos impeçam de publicar o que bem entendemos, ferindo diretamente o direito de expressão.

ಅಇಕ್ಷೋನೆ-ಸೆ ಪೂರ VoCê MeSmO

-Dê risada até a barriga doer, nade até perder o fôlego, chore até dormir e acorde com o rosto desfigurado.
-Faça cosquinha na sua irmã só pra ela parar de chorar, queime-se brincando com vela.
-Faça bola de chiclete e meleque todo o rosto, converse com o espelho, e até brinque de ser bruxo.
-Seja astronauta, violonista, mágico, caçador, trapezista...coisas fora do "comum".
-Se esconda atrás da cortina e esqueça os pés pra fora.
-Passe trote por telefone, tome banho de chuva e veja o quanto é bom.
-Roube um beijo, isso sim é muito bom!
-Confunda sentimentos, pegue atalho errado e continue andando pelo desconhecido.
-Raspe o fundo da panela de arroz carreteiro, corte-se fazendo a barba apressado, chore ouvindo
música no ônibus.
-Tente esquecer algumas pessoas, e descubra que essas são as mais dificeis de se esquecer.
-Suba escondido no telhado pra tentar pegar estrelas, e suba também em árvore pra roubar frutas só que, se for cair, caia de bunda no chão.
-Conheça a morte de perto, e então anseie por viver cada dia.
-Faça juras eternas, escreva no muro da escola, chore sentado no chão do banheiro, fuja de casa pra sempre, e volte no outro instante.
-Saia pra caminhar sem rumo, sem nada na cabeça, ouvindo estrelas.
-Corra pra não deixar alguém chorando, fique sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
-Experimente ver o pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, se jogue na piscina sem vontade de voltar, mas volte!
-Beba uísque até sentir dormentes os lábios, olhe a cidade de cima e mesmo assim não irá encontrar seu lugar.
-Sinta medo do escuro, trema de nervoso, morra de amor, mas renasça novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
-Acorde no meio da noite e fique com medo de levantar.
-Aposte em correr descalço na rua, grite de felicidade, roube rosas num enorme jardim.
-Apaixone-se, você vai achar que é para sempre, mas sempre é um "para sempre" pela metade.
-Deite-se na grama de madrugada e veja a Lua virar Sol, chore ao ver amigos partindo, mas saiba que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.
São tantas coisas que fazemos, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
Agora pense: "- Qual sua experiência?" experiência...experiência...
Será que ser "apaixonado por mim" é uma boa experiência? Não!!!
Talvez você não saiba ainda se apaixonar direiro!

domingo, 8 de março de 2009

A importância do JOVEM na POLÍTICA!


A população hoje se encontra desistimulada para a mudança no cenário político. Em alguns momentos chego a achar que me incluo nessa mesma fatia, mas vejo que apenas comentar sobre a corrupção não chegará a lugar nenhum.

A juventude de hoje comparada a juventude de uns 10 anos atrás, mudou em relação a lutas políticas. O jovem de antes, hoje é o velho sem esperanças. Por que continuar assim?

Cadê os JOVENS que pintam a cara pra brigar pelos direitos?

Cadê os JOVENS na liderança das secretarias estaduais, municipais e federais?

Cadê os JOVENS vereadores, prefeitos, deputados, governadores e senadores?

Cadê o JOVEM Presidente da República?

Cadê aquela força e emoção por ser DIGNO?
Mas, será que EU pintaria a cara e sairia nas ruas para brigar pelos direitos? Será que EU tenho consciência da minha participação na política? Será que EU observo os problemas da minha rua, do meu municipio, do meu estado? SERÁ QUE ESTÁ TUDO TÃO BOM?
O PIOR em identificar os erros dos outros é identificar que VOCÊ TAMBÉM ERRA.

JUVENTUDE E POLÍTICA: A falta de engajamento político dos jovens e o processo político


A política por vezes esteve atrelada a juventude, mais expressivamente pelo viés do movimento estudantil, que com a sua luta também ajudou a mudar o cenário político de sua contemporaneidade, como o do Regime Militar,por exemplo. A juventude demonstrou ser um grande mobilizador social, levando inúmeros estudantes à luta pela redemocratização e liberdade política de nosso país. Estes eram tempos em que juventude estava intrisecamente atrelada à política.
Hoje a visão que se tem de juventude é outra. É a visão de que “os jovens não querem nada com a vida”, de que eles são “rebeldes sem causa”, "aborrescentes" e por aí vai. Esse tipo de postura denota a incapacidade que se tem em reconhecer na juventude a sua verdadeira potencialidade, que é a de mobilização e transformação social. Isso é suprimido por estereótipos e clichês que castram qualquer possibilidade de uma nova perspectiva em relação a eles.
Os jovens são sistematicamente desqualificados, tidos como alienados. Para os que pensam assim, muitas vezes isso se demonstra através do desengajamento político cada vez maior entre os jovens. Mas e por que a juventude não se engaja mais politicamente? Com certeza o cenário político atual e a forma como se constrói e se mantém as relações políticas em nosso país contribui para isso, que é um processo. Afinal o que é que não se vê na política de hoje se não corrupção, dissimulação, "mamatas", negociatas, maneiras mirabolantes de se transportar dinheiro desviado, nepotismo, articulação financeira de apoio político, uso indevido e criminoso do dinheiro público, entre outros. Há muito os nossos “representantes” não nos representam mais.
A descaracterização e o desmantelamento dos partidos políticos, bem como das ideologias de esquerda e de direita que também constituem esse processo.
 Os partidos, ao invés de serem um grupo de eleitos e/ou elegíveis pelo povo para representá-lo, segundo princípios próprios, tendo somente em vista o bem comum, não passam de um aglomerado de pessoas que visam só o seu próprio benefício, movidos pelo princípio da desonestidade, dissimulação e exploração alheia. Com certeza existem exceções, mas estas estão imersas nesse meio e muitas vezes nada podem fazer.
As ideologias que seriam o conjunto de idéias e pensamentos de um indivíduo ou grupo, que os orientaria em suas práticas socias ou políticas, hoje não passam de um conjunto de idéias/ valores de cunho apenas taxionômico ou discriminativo, “você é de esquerda, eu sou de direita”, não servem mais para construir e traçar os caminhos da prática política. Os jovens cansaram de ver a ideologia se manifestar apenas no campo das idéias.
A esquerda se perdeu em seus “ismos” (Leninismo, Trotskismo, Marxismo, etc.), e sempre se colocou como o “Messias” da organização política, seria quem salvaria a política de sua sujeira e das práticas que levavam o país a bancarrota socioeconômica, mas o que se viu foi que quando ela passou de oposição a situação, continuou a reproduzir muitos dos modelos aos quais ele criticara.
A direita sempre a favor do capitalismo e suas extensões, como neoliberalismo, se preocupou em manter os  favoritismos da elite, deixando os mais precisados à sua própria sorte. Quando situação, criticava radicalmente a oposição, por às vezes entravar o processo político, mas hoje na oposição é isso o que mais faz.
O cenário atual é este:  a esquerda, que era oposição e criticava a situação, hoje é situação e reproduz os modelos de quem antes era situação; a direita, que era situação e criticava a oposição, hoje é oposição e cumpri bem com aquilo que ela julga ser o  seu papel, preocupa-se mais em se opor, em atingir o governo do que avaliar e analisar as propostas pela ótica do bem comum e de seu representado.
Essa conjuntura só faz com que o jovem veja descrença no processo político e não participe mais dele, jovem foi deixando de ter uma maior participação na política institucional, dita representativa. Mas como já dito antes, o jovem tem a capacidade de mobilização e transformação social, que se não se expressa pela prática política se expressa por outras vias, como o terceiro setor. Não ele não é um agente passivo que fica a mercê dos processo políticos institucionais. Por isso, os jovens se engajam mais a cada dia em trabalhos em suas comunidades ou em outras, por meio de ONG’s ou não, promovendo os processos de auto-análise e autogestão dessas comunidades. A luta, a força e coragem  dos jovens antes investidas na política agora se encontram em ações que visem a mudança e a melhoria de suas comunidades. Que de certa forma representa uma nova forma de se fazer política, ao passo que essa prática caracteriza um tipo de ação política.
A juventude e suas organizações estão se mobilizando e tentando suprir aquilo em que o Estado falta.
Há uma falsa crença de que os jovens estão se reinserindo ou tendo uma maior expressão dos política institucional, pois muitos dos que estão lá são apadrinhados políticos e reproduzem modelos arraigados na política institucional do país, modelos transgeracionais de corrupção, desonestidade tradições perversas.
Contudo, não se deve desistir do processo político, pois ainda não há outras perspectivas de organização que substitua ou seja melhor do que o que está aí. O jovem deve voltar a fazer parte desse processo, mas para isso é necessário reconhecer nele os seus potenciais e as sua habilidades aqui já descritas. É importante deixar claro que não é só o puro e simples reconhecimento dos jovens e seus valores/habilidades é que vai fazê-los voltar ao processo, mas para mim está uma das partes fundamentais do processo, primeiro para se estabelecer uma nova ponte entre os jovens e a política institucional, segundo para fazer andar o processo com a participação dos jovens, pois se não há reconhecimento, não há voz. É preciso também criar uma sensibilização coletiva no sentido de se construir um processo melhor que corresponda ao seu objetivo, que é a construção de uma sociedade melhor, não igual ou desigual, mas sim justa, que respeito os direitos de todos e que garanta também o acesso de todos a eles.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O dia Internacional da Mulher foi comemorado , em São Paulo com um grande protesto a favor do aborto segundo, participantes do movimento, existe uma forte represaria contra a mulher, com a legalização do aborto isso pode diminuir o preconceito que existe para com elas.

HORÁRIO ELEITORAL HAVERÁ PROPOSTAS PROPOSITIVAS SEGUNDO CANDIDATOS

A menos de uma semana para o começo do horário eleitoral no rádio e na televisão (dia 14), as duas candidaturas que disputam o “terceiro turno” de Londrina ainda estão indefinidas com relação aos programas que serão apresentados para tentar convencer o eleitorado.

A equipe está mais “crua” no comitê tucano: o nome do responsável pela produção dos programas de Luiz Carlos Hauly (PSDB) para o horário eleitoral seria definido ontem. De acordo com o candidato do PSDB, o jornalista londrinense Cláudio Osti, que trabalhou para o tucano no primeiro e segundo turnos, deve continuar na equipe, que terá também profissionais de fora.

Sobre o tom da campanha, o tucano afirmou que sua propaganda será “propositiva e de auto-estima para a cidade”. Ele disse que não pretende explorar as fragilidades do seu adversário, como a ligação com o deputado estadual Antonio Belinati (PP). “Eu nunca debati com ninguém na eleição do primeiro turno, não entrei em atrito com ninguém. Só fiz campanha propositiva”, declarou Hauly.

Na campanha de Barbosa Neto (PDT), o publicitário Renato Mantovani foi mantido no comando da equipe que vai produzir os programas, que teve alguns reforços, como Poka Marques, que trabalhou na campanha de André Vargas (PT). E também uma equipe de produção ligada ao deputado federal Ricardo Barros (PP). A campanha do PDT ainda conta com uma produtora londrinense.

Apesar de ter a equipe já montada, o pedetista ainda não definiu a linha do programa, o que será feito na próxima quinta-feira. No entanto, o material já está sendo gravado. Em linhas gerais, Barbosa Neto também se refere a um programa “propositivo”. Na avaliação do candidato, uma dificuldade será convencer o eleitor a votar pela terceira vez para prefeito: “A tendência é buscar o apelo para o eleitor cumprir com a sua responsabilidade”, declarou Barbosa.

Ele se considera em desvantagem, já que Hauly disputou o segundo turno e “esteve mais exposto para o eleitorado“. Questionado se Belinati pode aparecer na sua campanha, na reta final, assim como ele entrou na campanha do ex-prefeito, Barbosa Neto foi cauteloso. “O Belinati ainda briga pelo mandato dele e não autoriza essa discussão”, recuou. Em comícios, o pedetista tem citado o apoio do ex-prefeito à sua candidatura neste “terceiro turno”.

terça-feira, 3 de março de 2009

PRESIDENTE DO PT-PR COBRA ISONOMIA NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE ESCÂNDALOS ENVOLVENDO HAULY




O presidente estadual do PT, deputado André Vargas cobrou publicamente da imprensa paranaense uma cobertura isenta e isonômica da Operação da Polícia Federal que prendeu diversos suspeitos de fraude contra o setor elétrico. Entre eles, o ex-diretor financeiro da Itaipu Binacional, Laércio Pedroso, fonte única de ataques contra a empresa, contra o Governo Lula e contra o PT.

Além da prisão de seis suspeitos, também foi apreendida uma mala suspeita, de propriedade de Laércio Pedroso que estava com o Amauri Escudeiro, chefe de gabinete do deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB). Escudeiro será ouvido pela Polícia Federal nesta sexta-feira (26), às 10h da manhã em Curitiba. Há indícios de que documentos sigilosos eram entregues pelo gabinete de Hauly a Laércio Pedroso, que os utilizava em fraudes e desvios de empresas do setor elétrico.

“É estranho que este escândalo envolvendo um deputado federal do PSDB, com base política em Londrina, Paraná, não mereça, por parte da imprensa local a mesma cobertura jornalística que jornais de circulação nacional. E se o deputado fosse do PT, como seria o comportamento?”, questionou o parlamentar.

Vargas desabafou dizendo que “toda pessoa que ocupa função pública tem a obrigação de prestar esclarecimentos. Seja do PT, PSDB ou sem partido. O deputado Hauly não pode se esconder atrás da imunidade parlamentar e a imprensa local não pode se furtar a esclarecer episódios nebulosos como este”, finalizou.

Fonte: JORNAL GAZETA DO POVO

UBS INICIA-SE TRABALHO PREVENTIVO

A unidade básica de saúde (UBS) do jardim Bandeirantes (região oeste), realizará, com cerca de 50 mulheres do bairro, um projeto multidisciplinar de acompanhamento e prevenção a doenças causadas pelo período de climatério, mais conhecido como menopausa. O projeto, intitulado “Só para mulheres”, é voltado para mulheres que têm entre 35 e 65 anos, faixa etária estabelecida que atingirá pessoas que ainda vão passar, estão passando ou já passaram por este período. “Vamos trabalhar com o preventivo, o imediato e o pós-período de menopausa, quando a mulher precisa de cuidados para envelhecer saudavelmente”, explicou a auxiliar de enfermagem do posto e coordenadora do projeto, Alaize de Almeida Rossi.

Conforme ela, a mulher interessada em participar do acompanhamento já pode procurar a UBS do jardim Bandeirantes, que fica na avenida Serra da Graciosa, nº 700, e realizar a inscrição. “Lembrando que a interessada deve ter a faixa etária específica e morar no bairro em que se encontra o posto. Com isso, vamos formar o grupo de 50 mulheres que irão participar deste projeto em longo prazo”, destacou.

Alaize informou que o trabalho vai ser efetivado por meio do acompanhamento de vários profissionais da unidade. “É uma equipe composta por geriatra, ginecologista, fisioterapeuta, educadora física, nutricionista, farmacêutica, psicóloga e dentista, além do grupo de enfermagem”, listou. Ela afirmou que o efetivo tem o objetivo de cuidar da mulher em período integral, atendendo aspectos físicos, psicológicos e hormonais. “Resolvemos iniciar o projeto neste mês devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8”, acrescentou.

Segundo a coordenadora, após o período de inscrição, a UBS vai promover, às mulheres selecionadas, uma palestra com o geriatra Marcos Lapa, com o objetivo de explicar as metas e os objetivos do projeto. “Realizaremos um coffe-break no próximo dia 18 e daremos início aos trabalhos. Depois disso, o acompanhamento será frequente, independente da faixa etária da atendida”, observou Alaize Rossi.

A coordenadora da UBS do jardim Bandeirantes, Eunice Hokama, enfatizou a importância do projeto para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “Queremos ouvir o que as atendidas têm a dizer. Com isso, aperfeiçoaremos a iniciativa e vamos conseguir dar continuidade ao projeto, que irá beneficiar consideravelmente o estilo de vida das participantes”, salientou.

Ainda em relação às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, Eunice Hokama explicou que no próximo dia 14, das 8h às 14h, a UBS vai realizar, com quem tiver interesse, exames preventivos ao câncer colo uterino. “O procedimento é conhecido como coleta de preventivo – ou exame Papanicolau – e poderá ser feito pelas mulheres neste dia específico. Separamos esta data para intensificar a realização dos exames, que são muito importantes para a prevenção do câncer no gênero feminino”, ressaltou a coordenadora.

HAULY INICIARÁ O PROGRAMA ELEITORAL

Justiça Eleitoral de Londrina definiu na manhã desta terça-feira (3) a ordem dos candidatos para o início das propagandas eleitorais no rádio e na tevê. Por sorteio, ficou definido que Luiz Carlos Hauly (PSDB) será o primeiro candidato a apresentar suas propostas aos eleitores. Em seguida, entra o programa do candidato Barbosa Neto (PDT).

A propaganda eleitoral no rádio e na tevê começa no dia 14 de março e vai até o dia 26. Cada candidato terá 10 minutos por programa. O horário de exibição nas rádios será às 7h e às 12h, já na tevê às 13h e às 20h30. O novo segundo turno será realizado no dia 29 de março.

segunda-feira, 2 de março de 2009

TROTES HUMILHANTES SÃO PRATICADOS NA UEL


Alguns calouros da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foram "pisoteados" durante o trote da volta às aulas, na manhã desta segunda-feira (2). A universidade recepcionou os mais de 3 mil calouros que iniciaram às aulas nesta segunda. E mesmo com um esquema de segurança para prevenir trotes violentos.Do lado de fora da UEL, calouros de Agronomia tiveram que tirar as camisetas e deitaram em uma rua sem asfalto. Lado a lado e sujos ainda tiveram que suportar outros calouros andando em cima das costas. 


domingo, 1 de março de 2009

Policia prende Mãe acusada de atear fogo em filha


Polícia Civil de Londrina prendeu, na madrugada de sábado (28), a mulher suspeita de atear fogo na filha cinco anos no último dia 10 de janeiro, em Londrina, Paraná. A mulher estava foragida desde 14 de janeiro, quando a Justiça decretou a prisão temporária dela. Ela foi encontrada escondida em um motel na cidade de Assis, São Paulo.

A mulher está presa no 3º Distrito Policial em uma cela separada das outras detentas e responderá por tentativa de homicídio. Segundo o delegado chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil, Sérgio Barroso, a mulher ateou fogo na filha para castigá-la, no entanto, em depoimento a mulher disse que não viu como a menina teria se queimado, contradizendo a primeira versão do caso que ela deu ao Conselho Tutelar, de que teria passado álcool na filha para espantar mosquitos.

Dois Quintos dos Infernos


Durante o século XVIII, o Brasil-colónia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Este tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país, e correspondia a 20% dessa produção. Esta taxação altíssima, absurda, era chamada de "O Quinto". Este imposto incidia, principalmente, sobre nossa produção de ouro. O Quinto era tão odiado pelas pessoas que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos", dado ao seu custo altíssimo. Aprendemos no ensino fundamental, nas aulas de História do Brasil, que Portugal quis, em determinado momento, cobrar os "quintos" atrasados de uma única vez – no episódio conhecido como "A Derrama". Isto revoltou a população, gerando o  movimento conhecido como "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante no enforcamento do líder Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.        Apesar dos livros escolares ainda nos apresentarem um Tiradentes-herói, hoje se sabe que ele foi um dos maiores contrabandistas de ouro deste país. Mas, o curioso é que ele contrabandeava justamente para fugir dos altos tributos impostos pela coroa portuguesa! Afinal, quem aguenta um imposto de 20% do PIB?     
 Esta história me faz pensar no presente. De acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planeamento Tributário), a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano a 38% do PIB. Praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Calcula-se que nossa capacidade tributária é de 24% do PIB; ou seja, estamos arcando com um peso muito maior do que suportamos carregar. Segundo o economista Emerson Kapaz, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, por não aguentar uma taxa tributária tão alta, o empresário brasileiro está partindo cada vez mais para a informalidade, para uma situação de desobediência civil. "O governo aumentou os impostos de novo? Não tem problema, eu não vou pagar". Esta é a reacção de muitos empresários, hoje. 
Nada diferente do que fazia o alferes Tiradentes e seus companheiros, quando contrabandeavam o produto do país, para fugir do Quinto dos Infernos. A diferença entre os dias de Tiradentes e nossos dias é que naquele tempo uma voz ergueu-se, e lutou pelo fim do imposto absurdo, sendo levado à morte por este ideal. Hoje, a carga tributária é o dobro daquela da época da Inconfidência Mineira, ou seja, pagamos hoje Dois Quintos dos Infernos. Só precisamos encontrar um novo Tiradentes...


Publicado por : Profº Emerson Lemes

Aprendendo História diferente





Não é só por apostilas, cadernos, livros e aulas no cursinho que se pode basear a preparação para a prova de História no vestibular. Uma arma para conseguir um bom desempenho na disciplina pode estar na esquina da sua casa, em uma locadora de DVD, lembra o professor de História do curso Unificado Fábio Dias.
»Veja seis filmes para estudar a II Guerra Mundial
Para o professor, assistir a filmes sobre épocas como a ditadura militar no Brasil ou sobre a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, pode ajudar o aluno a aprender de forma divertida os conteúdos cobrados no teste.
"O aluno pode aproveitar o tempo livre para assistir a filmes, anotando o que gerar dúvidas para perguntar aos professores", afirma Dias.

Na hora de escolher o filme, o professor recomenda a leitura da sinopse da obra, na contracapa do DVD, para ver se a história é mesmo baseada em fatos e situações reais ou trata-se apenas de uma ficção. Outra possibilidade é conferir a seção de documentários na locadora, que também pode oferecer bons vídeos para a fase de estudos.
Confira sete dicas do professor Dias de filmes que podem ajudar nos estudos:
- 1492 - A conquista do paraíso (Ridley Scott, 1992) Trata da expansão marítima europeia.
- A missão (Roland Joffé, 1986)Mostra a presença dos jesuítas no continente americano e o conflito entre Portugal e Espanha.
- Tempos modernos (Charles Chaplin, 1936)Retrata a vida nos Estados Unidos nos anos 1930, após a crise de 1929.
- Adeus, Lênin (Wolfgang Becker, 2003)Aborda o fim do socialismo na Alemanha Oriental.
- Cabra cega (Toni Venturi, 2005)Fala sobre a ditadura militar no Brasil.
- Círculo de fogo (Jean-Jacques Annaud, 2001)Fala da Batalha de Stalingrado, na II Guerra Mundial.
- A queda (Oliver Hirschbiegel, 2004)Relata o final da II Guerra Mundial

Entrevista com Marcos Colli - Partido Verde




O Sedentario e Hiperativo, foi até o entao candidato a prefeito da cidade de Londrina, na última eleição, investigar e fazer um balanço com o candidato sobre a última eleição.
Marco Colli nos relatou que sua candidatura, foi ao mesmo tempo um projeto do partido como também um desejo expressivo em seu coração de fazer algo de verdade por Londrina, agindo intensamente na educação, saúde e muito mais. Disse ainda que seus projetos não era de sua autoria e sim da população, que é o mais importante...em seu balanço o eleitorado Londrinense, conseguiu entender seus projetos e conseguiu popularizar o PV (PARTIDO VERDE).
Em seu dia -a -dia foi o melhor possível, em relação ao partido que representa, os candidatos a vereadores eram os melhores , o que faltou foi estrutura.
Com o 3º turno das eleições ele mesmo disse que nao recebeu contato algum, porém o Marcos Colli, detém um carisma pelo candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Jovem e drogas não combinam

Quis escrever este meu texto abordando um tema que tem feito tremer muitas familias,que tem desgraçado omuitas boas familias,a droga!
Desta feita retirei um texto da juventude nacionalista.
Esta desgraçada que destroi mata e enloquece quem por ela se "apaixona",naõ escolhe sexo,cor,idade.
É um flagelo que temos de deter,não com palavras mansas,nem palmadinhas nas costas dos agarrados,nem com as miseraveis penas de prisão para quem trafica,devia ser morte para todos os passadores,quem fosse apanhado a traficar devia enfrentar a pena d morte,pois o que eles levam ao traficarem é a morte e talvez servisse de exemplo,e outroas receassem traficar esta maldita.
Se ela nos destroi fisicamente e psicologimante porque continuam a procurar esta merda?Porque está na moda?Se estivesse na moda levar no cu,teriamos todos de abaixar as calças e levar rabo acima?
Peço desculpa pelo palavreado mas quando se trata da droga,crece em mim uma enorme raiva,que só tenho vontade de esbofetear todos os consumidores e traficantes!
Chega,jovem diz não a droga torna-te original e cultiva uma vida limpa e mais feliz.
Bem haja a juventude nacionalista,e é tudo por hoje.

Jovem ser ou não ser?

Ser jovem, o que significa, para muitos uma liberdade pura que nos envolve, na corrida incessante por experimentos, seja para vida, lazer ou até mesmo uma mudança nos hábitos que podem desestruturar algo que jamais devemos esquecer com um grande significado “Família”.
Por outrora as drogas tem invadido os lares e causando, destruição como também apagando o significado da vida para, a sociedade muitos jovens que se deixam levar, talvez pela amizade, moda, problemas particulares ou até mesmo no suingue da noite.
Porem existe o outro lado da juventude que na busca para fugir como também não encontrar o grande caminho perdido (ex:drogas), buscam estudar,inserção em movimentos jovens seja na política ou de sua religião,descobrindo seu grande talento,pois juventude significa liberdade de expressão, e nesse através desse significado planejam executar o lado bom de ser livre, e ajudar a si mesmo,comunidade, o próximo como iniciar um processo para construção de uma nação melhor amanha.
Nesse caminho de pensamento que jovem você teria o prazer de refletir-se.
De que vale a vida se não podermos estender a mão ao próximo como também buscar a liberdade e uma sociedade melhor.

Fórum de discussão

O jovem Thiago Calixto, 22 anos, informou que está organizando um amplo debate com a sociedade civil londrinense acerca de vários temas inerentes ao setor de juventude. Calixto é estudante em Londrina e anda meio preocupado com a quantidade de jovens que a cidade anda perdendo sobretudo para o tráfico de drogas. Violência juvenil, política, educação, família, drogas e outros assuntos pertinentes farão parte das pautas de discussão. Calixto não informou se o ciclo de debates tem a ver com o cenário político que se desenha na cidade, uma vez que vários setores de juventude tiveram papéis fundamentais no segundo turno em Londrina. Mais adiante, informaremos data e local para a acalourada discussão.

Sensacionalismo

Jornalistas, veículos de comunicação e empresas responsavelmente
sociais devem colaborar com a luta contra a violência,
seja ela urbana, rural, ambiental, social, política, física
ou mental. Os profissionais devem sempre tomar cuidado
para que suas mensagens e imagens não explorem o
sensacionalismo e alimentem ainda mais essa demanda de
informações exageradas.
A jornalista Silvana Leão, formada pela Universidade Estadual
de Londrina (UEL), que trabalha na Folha de Londrina,
procura priorizar a ética em relação à informação. É com cuidado
constante que se consegue dar um tratamento ético para a
notícia, respeitando as pessoas, tentando despir totalmente a
notícia de preconceito, ouvir todos os envolvidos e tentar
aprofundar o assunto, fazendo uma análise das causas e conseqüências
com isenção.
Silvana diz que na hora de pontuar uma matéria, ela procura
mostrar o lado humano e não somente o trágico. “Procurar formas
construtivas de revelar os fatos é a melhor maneira de fugir do
exagero excessivo, pois há várias histórias acontecendo em qualquer
lugar do mundo e de tudo que acontece temos que saber
escolher o que vale a pena contar e o que pode ser descartado”.
O sensacionalismo talvez seja a ferramenta mais antiga para
aumentar as venda de produtos de comunicação e, na maioria
das vezes, implica em uma opção editorial para alcançar o ibope
desejado. Para Silvana, a melhor forma de vencer essa barreira é
tentar sempre procurar o meio termo na hora de escrever a
matéria. “Não devemos amenizar a informação ao ponto de
não dar a notícia, mas saber escolher a melhor maneira de relatar
os fatos. Não existe a necessidade de explorar uma tragédia
se a noticia já é trágica” comenta.
Como redatora, Silvana percebe que alguns dos jornalistas
estão preocupados com o que escrevem e têm a consciência de
fazer um jornalismo pela paz, um movimento pró-vida. Fica
feliz em saber que as universidades de comunicação, promovem
a reflexão entre seus alunos sobre o jornalismo pela paz.
“Isso daqui a alguns anos vai ter um bom reflexo no mercado
de trabalho.” Mas, no seu ponto de vista, muita coisa precisa
ser feita para que os profissionais acordem para essa necessidade,
que é urgente, revertendo esse processo de violência que
esta se agravando no mundo

Mapeamento em Londrina


Deputados "fatiaram" primeiro escalão
O "SEDENTARIO E HIPERATIVO" mapeou quais são os deputados que indicam e os indicados por eles. Alex Canziani (PTB) tem influência na CMTU e na Codel;
André Vargas (PT) manteve o controle petista sobre a Cohab, na qual foi mantido Carlos Eduardo Afonseca – que disputou uma cadeira na Câmara Municipal pelo PT;
Luiz Carlos Hauly (PSDB) indicou o superintendente da Caapsml e o secretário de Obras;
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) indicou o secretário de Saúde e o presidente do Ippul;
E isso é só no primeiro escalão.