A unidade básica de saúde (UBS) do jardim Bandeirantes (região oeste), realizará, com cerca de 50 mulheres do bairro, um projeto multidisciplinar de acompanhamento e prevenção a doenças causadas pelo período de climatério, mais conhecido como menopausa. O projeto, intitulado “Só para mulheres”, é voltado para mulheres que têm entre 35 e 65 anos, faixa etária estabelecida que atingirá pessoas que ainda vão passar, estão passando ou já passaram por este período. “Vamos trabalhar com o preventivo, o imediato e o pós-período de menopausa, quando a mulher precisa de cuidados para envelhecer saudavelmente”, explicou a auxiliar de enfermagem do posto e coordenadora do projeto, Alaize de Almeida Rossi.
Conforme ela, a mulher interessada em participar do acompanhamento já pode procurar a UBS do jardim Bandeirantes, que fica na avenida Serra da Graciosa, nº 700, e realizar a inscrição. “Lembrando que a interessada deve ter a faixa etária específica e morar no bairro em que se encontra o posto. Com isso, vamos formar o grupo de 50 mulheres que irão participar deste projeto em longo prazo”, destacou.
Alaize informou que o trabalho vai ser efetivado por meio do acompanhamento de vários profissionais da unidade. “É uma equipe composta por geriatra, ginecologista, fisioterapeuta, educadora física, nutricionista, farmacêutica, psicóloga e dentista, além do grupo de enfermagem”, listou. Ela afirmou que o efetivo tem o objetivo de cuidar da mulher em período integral, atendendo aspectos físicos, psicológicos e hormonais. “Resolvemos iniciar o projeto neste mês devido ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8”, acrescentou.
Segundo a coordenadora, após o período de inscrição, a UBS vai promover, às mulheres selecionadas, uma palestra com o geriatra Marcos Lapa, com o objetivo de explicar as metas e os objetivos do projeto. “Realizaremos um coffe-break no próximo dia 18 e daremos início aos trabalhos. Depois disso, o acompanhamento será frequente, independente da faixa etária da atendida”, observou Alaize Rossi.
A coordenadora da UBS do jardim Bandeirantes, Eunice Hokama, enfatizou a importância do projeto para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida das mulheres. “Queremos ouvir o que as atendidas têm a dizer. Com isso, aperfeiçoaremos a iniciativa e vamos conseguir dar continuidade ao projeto, que irá beneficiar consideravelmente o estilo de vida das participantes”, salientou.
Ainda em relação às comemorações ao Dia Internacional da Mulher, Eunice Hokama explicou que no próximo dia 14, das 8h às 14h, a UBS vai realizar, com quem tiver interesse, exames preventivos ao câncer colo uterino. “O procedimento é conhecido como coleta de preventivo – ou exame Papanicolau – e poderá ser feito pelas mulheres neste dia específico. Separamos esta data para intensificar a realização dos exames, que são muito importantes para a prevenção do câncer no gênero feminino”, ressaltou a coordenadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário